EQUIPAMENTOS PARA TRANSPORTE E COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Coleta
Coletar o lixo significa recolher o lixo acondicionado por quem o produz e encaminhá-lo, através de transporte adequado, a uma estação de transferência, uma estação de tratamento e consequentemente seu destino final.
A coleta e o transporte de lixo domiciliar, em estabelecimentos públicos e comerciais são efetuados pelos órgãos municipais encarregados pela limpeza urbana. Para este serviço podem ser usados equipamentos próprios da prefeitura, ou através de terceirizações de mão de obra, ou aluguel de equipamentos e utilização de pessoal da prefeitura.
Frequência da coleta
A coleta domiciliar deve ocorrer em cada imóvel, sempre nos mesmos dia e horários, regularmente, de forma a habituar os cidadãos a acondicionar seu lixo em recipientes e coloca-los na frente de suas casas, para que o veículo coletor passe e faça a coleta. Dessa maneira o lixo não ficará exposto, evitando o espalhamento por animais ou pelas próprias pessoas, e ainda a população não jogará o lixo em qualquer lugar, evitando prejuízos como entupimento de bueiros e prejuízos estéticos das ruas.
No Brasil, o tempo decorrido entre a geração do lixo domiciliar e seu destino final não deve exceder uma semana para evitar a proliferação de moscas, mau cheiro e atratividade sobre insetos, roedores e outros animais.
Alternativa de Coleta
Vantagens
Desvantagens
Condições que favorecem a coleta
Uma vez por semana
- Menor custo
- Lixo inadequadamente armazenado provoca problemas de odor e vetores
- Armazenamento adquado;
- Clima frio e temperado;
Duas vezes por semana
- Reduz Lixo;
- Reduz necessidade de armazenamento;
- Mais cara;
- A qualidade do serviço é mais importante que a economia;
- Clima quente;
Mais de duas vezes por semana
- Reduz Lixo;
- Reduz necessidade de armazenamento
- Mais cara
- População densa;
Fonte: ABES-CE, 2006