Equipamentos para redes
Escola Profisional Mariana Seixas
ANA CORREIA
IMEI
3ºGEI 09-073
Índice Equipamentos para Redes 3 Tipos de rede 12 Topologias 16 Ponto de acesso 19 Cabos de rede 20 Subsistema vertical e subsistema horizontal 21 Equipamento activo 22 Equipamento passivo 22 Cablagem 22
Equipamentos para Redes
Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam dispositivos de hardware e software cuja função é controlar a comunicação entre os diversos componentes da rede.
Vários dispositivos são usados numa rede, cada um deles possuindo funções específicas. Como exemplos de equipamentos dedicados podemos citar as placas de rede, os hubs, switches, bridges, routers, etc., que tem a finalidade de interpretar os sinais digitais processados na rede e encaminhá-los ao seu destino, obedecendo a um determinado padrão e protocolo.
Essa interação entre dispositivos permite compartilhar informações entre todos os utilizadores da rede.
Todos os usuários têm acesso a uma rede através de Estações de Trabalho que são computadores equipados com pelo menos uma placa adaptadora para interface com a rede NIC (Network Interface Card).
Repetidores (Repeaters)
Os repetidores são dispositivos de hardware utilizados para a conexão de dois ou mais segmentos de uma rede local. Eles recebem e amplificam o sinal proveniente de um segmento de rede e repetem esse mesmo sinal no outro segmento.
Alguns modelos disponíveis no mercado possuem recursos de "auto-particionamento", ou seja, ocorrendo uma falha dos segmentos da rede, o dispositivo irá isolar o acesso à conexão defeituosa, permitindo que a transmissão de dados aos segmentos remanescentes não seja afetada.
A limitação do número de repetidores é obtida de acordo com o protocolo utilizado (por exemplo, no protocolo Ethernet o número máximo é de quatro). Um sistema pode conter vários slots de cabos e repetidores, mas dois repetidores não podem estar a mais de