Equipamentos Laboratorial
Formiga, 05 de Fevereiro de 2015
Resumo
Nessa aula, aprendemos a utilizar alguns equipamentos no laboratório, medindo a resistência elétrica nominal e medida de vários resistores conectados à protoboard calculando assim o erro percentual dado em cada resistor.
Introdução
A Física é uma ciência experimental, portanto, é fundamental que tenhamos práticas em laboratório para compreendermos a parte teórica da matéria à ser estudada. Assim, temos que aprender o manuseio e a utilização das ferramentas mais comuns existentes em um laboratório de física, tais como: Multímetro, gerador de funções, resistores, entre outros. No entanto, é importante salientar que a utilização desses equipamentos requer certos cuidados, a manutenção , o posicionamento das chaves e da fonte de alimentação precisam ser feitos com muita calma e atenção para que não possa ocorrer danos aos aparelhos e prováveis erros nos cálculos, pois as atividades experimentais dependem de um bom planejamento do grupo. Sendo assim, utilizamos os equipamentos para medir a resistência elétrica de diversos resistores.
Resistores ou Resistências, são o componente mais básico e comum de todos os componentes eletrónicos utilizados. Há alguns tipos diferentes de resistores disponíveis, desde o tamanho reduzido em montagem em superfície (SMD) até grandes resistências de potência.[1]
Objetivo
Essa aula teve como objetivo conhecer os equipamentos mais comuns num laboratório físico aprendemos a medir a resistência elétrica de vários resistores e vimos a diferença entre cada um deles.
Materiais e Métodos
Materiais:
-Multímetro;
-Fonte de Alimentação;
-Protoboard;
-Resistores;
-Fios;
Métodos: O multímetro é uma ferramenta utilizada para a medição da corrente contínua e corrente alternada, tensão contínua e tensão alternada além da resistência elétrica, isso tanto em medições em série, quanto em medições em paralelo.