Equipamentos Geo
O processo de construção é feito praticamente em conjunto com as escavações. Assim que as rochas são perfuradas pelas máquinas, os operários iniciam a colocação de telas metálicas para evitar o desmoronamento das paredes. O túnel também recebe grandes arcos de aço intercalados em todo o trajeto.
As máquinas utilizadas nesse tipo de obra são chamadas de“Tunnel Boring Machines”, conhecidas também como TBM. Elas são como gigantescas furadeiras que contam com “escudos de corte” em sua parte frontal.
Com cerca de 12 metros de diâmetro, esses “escudos” têm várias lâminas que, prensadas junto às pedras, podem avançar até 40 metros por dia em “rochas duras”.
Falando no tipo de pedra, pode parecer estranho, mas nessa obra, encontrar “rochas moles” pode atrasar consideravelmente o trabalho. Isso porque elas tornam (em muitos casos) impossível a utilização das “TBM”, uma vez que a sua instabilidade pode acabar causando desmoronamentos. E sem elas, o progresso fica resumido a poucos metros diários. O Gotthard Base Tunnel está sendo escavado nos Alpes Suíços, o túnel consiste em dois túneis paralelos, com 57 quilômetros de extensão, que são ligados por passagens a cada 325 metros, a estrutura está localizada a 2300 metros de profundidade da superfície. Também existirão estações de emergência ao longo de todo o trajeto e sistemas para controle de temperatura e ventilação. A conclusão da obra está prevista para 2016.
Com o objetivo de facilitar o transporte de carga e passageiros entre a Suíça, a Alemanha e a Itália. Além disso, é importante deslocar volumes de carga do transporte rodoviário para o ferroviário a fim de reduzir os danos ambientais.