Equipamentos de segurança no trabalho
Corpo | 26/10/2011 06h30min
Veja dez dicas para combater a celulite com alimentação adequada
Quem quer reduzir as celulites deve estar atento aos "três vilões" açúcar, gordura e sal, e evitar excessos
Estima-se que a celulite atinja cerca de 90% da população feminina, afetando todas as mulheres em geral, independentemente de idade ou peso. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 55 milhões de mulheres brasileiras convivem com os malditos furinhos. Os principais causadores da celulite são a predisposição genética, fatores hormonais, o sedentarismo, dieta desequilibrada, abuso de álcool e o fumo, além do estresse.
Conforme explica a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, não existe fórmula mágica para combater o problema. A combinação de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é, ainda, a mais eficaz estratégia para o tratamento — e o mais importante, para a prevenção.
Quanto à alimentação, de acordo com a nutricionista Aline Strunkis, quem quer reduzir as celulites deve estar atento aos "três vilões" açúcar, gordura e sal, e evitar excessos.
Confira as dicas das nutricionistas para combater a celulite por meio da alimentação:
1. Diminua a quantidade de toxina no seu corpo. A melhor forma é garantindo uma boa hidratação com o consumo de líquidos, principalmente água. Sucos de frutas, infusão de ervas e água de coco também podem ser boas alternativas.
2. Evite bebidas alcoólicas, pois elas favorecem o inchaço. Fique longe dos refrigerantes que, além de muitos calóricos, são conhecidos causadores de celulite. Fique atenta também aos leites de soja e aos sucos de caixinha: prefira os do tipo "zero", pois os normais também possuem muito açúcar.
3. Reduza o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Diminua o consumo