equipamentos de segurança no laboratorio
São equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realizam determinada tarefa ou atividade dentro de um laboratório.
Chuveiro de segurança e Lava-Olhos Estes equipamentos devem existir em locais de manuseio de produtos químicos, em situações de maior risco de projeção ou onde houver risco maior de queimaduras por calor. Lava-olhos são equipamentos projetados de forma semelhante aos chuveiros de segurança, só que com o objetivo específico de livrar os olhos de contaminantes. Chuveiros de segurança e lava-olhos, por serem equipamentos de emergência, devem ser mantidos de forma a estarem preparados para uso imediato a qualquer instante. É de responsabilidade de cada setor manter em condições de uso os chuveiros de segurança e lava-olhos em local sob sua jurisdição.
Extintores de incêndio É um equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir ou controlar incêndios em casos de emergências. Em geral é um cilindro que pode ser carregado até o local do incêndio, contendo um agente extintor sob pressão. Essenciais para a segurança do laboratório e seu usuário, deve ficar o mais perto e acessível possível a fim de combater o foco de incêndio o mais depressa possível.
CAPELAS É um equipamento essencial em todos os laboratórios que tenham algum tipo de trabalho com manipulações de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas, prejudiciais para a saúde. Ao iniciar um trabalho em capela, observe se: Se o sistema de exaustão esteja operando. Pisos e janelas estejam limpos. As janelas estejam funcionando perfeitamente. Nunca inicie trabalho que exija aquecimento, sem antes remover os produtos inflamáveis. Deixar na capela apenas o material a ser analisado. O sistema de exaustão da