Equipamentos de segurança automobilística
De
Física
Centro Educacional Oscar De Macedo Soares
Aluna: Lohrayne Sousa Francez De Almeida
Turma: 1002
Nº: 20
Centro Educacional Oscar De Macedo Soares
Equipamentos de segurança automobilística
O Airbag foi apresentado ao mundo durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, Alemanha, no ano de 1987, sendo resultado do trabalho dos engenheiros da Mercedes-Benz. Hoje, é considerado item básico de segurança veicular e, por isso mesmo, de uso obrigatório no Primeiro Mundo faz tempo. Aliás, por aquelas bandas, carros equipados com bolsas de proteção apenas do motorista e do carona são coisa do passado. Os veículos vêm equipados com sete bolsas (ou até mais), inclusive as chamadas cortinas, que evitam danos decorrentes de colisões laterais. Um primor de segurança, convertida em absoluta rotina.
Por sua vez, os freios ABS (a sigla vem do alemão Antiblockier-Bremssystem, que significa sistema antibloqueio de freios; a versão em inglês surgiu depois) foram desenvolvidos para brecar aviões e remontam à década de 1950, mas sua viabilização comercial para automóveis em 1978. Obviamente, também foram incorporados há muito tempo à rotina da indústria automobilística em países sérios.
Enquanto isso, no Brasil, somente hoje, dia 1º de janeiro de 2014, 26 e 35 anos após a criação desses importantes mecanismos de segurança, eles se tornam obrigatórios em todo e qualquer veículo produzido ou comercializado no país. Como o consumidor brasileiro até melhorou, mas não aprendeu a ser consciente, não houve dinâmica de mercado: foi a lei mesmo, para variar, que impôs essa obrigatoriedade à indústria, não sem luta e, inclusive, uma tentativa de virada de mesa de última hora. Vários veículos de imprensa chegaram a anunciar que o governo havia desistido da data e prorrogaria o prazo para adequação das empresas. A informação seria de Guido Mantega, ministro da Fazenda, mas a presidente Dilma Rousseff bateu o pé e a obrigação entrou em