Equipamentos de rede
FACULDADE DE INFORMÁTICA
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
EQUIPAMENTOS DE REDES.
LEANDRO DE OLIVEIRA MENDES, 17
ITU – SP
2013
1 REPETIDORES
Um repetidor (em inglês repeater) é um equipamento simples que permite regenerar um sinal entre dois nós da rede,para aumentar a distância de cablagem de uma rede. O repetidor trabalha unicamente a nível físico (camada 1 do modelo OSI), quer dizer que trabalha apenas a nível das informações binárias que circulam na linha de transmissão e que não é capaz de interpretar os pacotes de informações.
Por outro lado, um repetidor pode permitir a constituição de um interface entre dois suportes físicos de tipos diferentes, ou seja, pode permitir ligar um segmento de par entrançado a um fio de fibra óptica.
2 HUB
Um concentrador (ou hub) é um elemento material que permite concentrar o tráfego rede que provém de vários hóspedes, e gerar de novo o sinal. O concentrador é assim uma entidade que possui diversas portas (possui tantas portas quantas as máquinas que pode ligar entre elas, geralmente 4, 8, 16 ou 32). O seu único objectivo é recuperar os dados binários que chegam a uma porta e difundi-los para o conjunto das portas. Da mesma maneira que o repetidor, o concentrador opera ao nível 1 do modelo OSI, e esta é a razão pela qual às vezes é chamado "repetidor multiports".
O concentrador permite assim ligar várias máquinas entre elas, às vezes dispostas em estrela, daí o nome de hub (que significa centro de roda em inglês), para ilustrar o facto de que se trata do ponto de passagem das comunicações das diferentes máquinas.
3 ROTEADOR
O Roteadoré um equipamento de interconexão de redes informáticas que possibilita o encaminhamento dos pacotes entre duas redes ou mais, a fim de determinar o caminho que o pacote de dados deve tomar.
Quando um utilizador chama uma URL, o cliente Web (navegador) interroga o servidor de nomes, que lhe