Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC
São utilizados para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e, em caso de acidentes, reduzir suas consequências. Tais equipamentos permitem ainda eliminar ou reduzir o uso de alguns EPIs.
Cabine de Segurança de Uso Geral A cabine de segurança de uso geral é um EPC bastante importante em laboratórios. Devem obedecer a critérios de construção levando-se em conta o tipo de trabalho e a quantidade de operadores que irão usá-las. A exaustão da capela é um item importantíssimo e deve ser verificada periodicamente. Essas capelas podem ser usadas para os diversos tipos de análise que incluam o manuseio de substâncias químicas e/ou particuladas. A cabine de segurança de uso geral deve ter uma construção robusta com revestimento interno resistente aos produtos com os quais se vai operar. Deve possuir janelas em número e tamanho adequados ao número de operadores e ao tipo de operação a que se destina a cabine. Tem de ser dotada de sistema de exaustão com potência suficiente para promover a exaustão dos gases leves que rapidamente ocupam as camadas superiores e dos gases pesados (enxofre e alguns solventes) que tendem a permanecer nas partes baixas da capela. O ruído não pode exceder a 70 decibéis.
Sistema de exaustão de gases Destinam-se a captar os vapores, as névoas, os fumos e os pós. Pode estar localizado em cima de pias, cubas, equipamentos ou bancadas.
EPCs em biotérios (locais onde são criados e mantidos animais que servirão como cobaias – cãoes, ratos, coelhos).
Cabines de fluxo laminar;
Equipamentos de socorro imediato (chuveiro, lava-olhos, pia, sabão, escova, etc);
Exaustores;
Caixas com luvas;
Equipamentos portáteis de oxigênio;
Extintores de incêndio;
Condicionador de ar;
Desumidificador de ambiente;
Circulador (Ventilador);
Autoclave;
Microincinerador;
Barreiras (sanitária, acústica, térmica, radioativa);
Recipientes para rejeitos;
Recipientes especiais para transporte de material