Equipamentos de perfuração
Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais equipamentos usados na realização da perfuração e a da produção de petróleo. Será a bordado as características de cada um e também a sua função, além de alguns esquemas e imagens que contribuem para melhor visualização de todo o processo realizado.
Sistema de sustentação de cargas
a) Torre ou Mastro (derrick)
Estrutura piramidal de aço (pode passar de 45 m de altura) que permite a execução de manobras m 2-3 tubos (9 m cada).
b) Subestrutura
Vigas de aço especial montadas sobre a fundação da sonda para instalação dos equipamentos de segurança do poço.
c) Estaleiros
Estrutura metálica (vigas apoiadas acima do solo por pilaretes) posicionada na frente da sonda, mantendo todas as tubulações dispostas paralelamente a uma passarela para facilitar o manuseio e transporte.
Sistema de geração e transmissão de energia
a) Fontes de energia
A energia necessária para o acionamento dos equipamentos de uma sonda é normalmente fornecido por motores a diesel. Em sondas marítimas é comum a utilização de turbinas a gás para geração de energia para toda a plataforma por ser mais econômico. Quando disponível a rede pública de energia pode ser vantajosa em virtude de um tempo de permanência da sonda elevado. Uma característica importante dos equipamentos de uma sonda, e que afeta o processo de transmissão de energia, é a necessidade deles operarem com velocidade e torque variáveis. A depender do modo de transmissão de energia para os equipamentos, as sondas de perfuração são classificadas em sondas mecânicas ou diesel-elétricas.
b) Sondas mecânicas
Nas sondas mecânicas, a energia gerada nos motores diesel é levada a uma transmissão principal (compound) através de acoplamentos hidráulicos e embreagens. O compound é constituído de diversos eixos, rodas dentadas e correntes que distribuem a energia