Equipamentos de material particulado
Características Técnicas: O ar proveniente das caldeiras e fornos através de um exaustor radial é insuflado na parte inferior da torre, passando pelo recheio e recebendo água em contra corrente através de asperssores, bombeada do próprio decantador, formando um circuito fechado. As partículas poluentes impactam contra as partículas de água, retornando para o decantador. A remoção desta lama se dará sempre que se fizer necessário, para isso deve-se fazer acompanhamento preventivo. Os gases, após passarem pelo recheio da torre de enchimento, estarão isentos de poeira, gorduras, fuligem, etc.
Torre de enchimento: Este sistema funciona via úmida. O gás poluído é injetado no lavador através de um exaustor, de forma ascendente, tendo que passar por elementos filtrantes, como anéis "haching" e cavacos de inox. Dentro do enchimento ocorre uma perda de carga, propiciando um tempo maior de contato do gás poluído com a água injetada de forma descendente.
Torre de enchimento úmida Torres idênticas às utilizadas para absorção de gases e vapores podem ser utilizadas para a coleta de material particulado. O enchimento utilizado é do mesmo tipo e em condições normais, isto é, abaixo do ponto de inundação, as eficiências observadas são baixas para partículas menores que 5µm, tendo-se em conta os relativamente altos valores de perda de carga.
O problema de entupimento é comum e, portanto, torres de enchimento são mais usadas para coleta de névoas que de poeira. Uma variante utilizada são as torres