Equipamentos de laboratório
Aluna: LUZANIRA BATISTA PINHEIRO
Professora: LAÉRCIA
EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS Um Laboratório de Análises Clínicas deve ser certificado pelo CTNBio em Biossegurança e pelo CNEN para uso de radioisótopos. Seus equipamentos incluem: sequenciador automático de DNA, sistema de água-ultrapura, sistemam de fotodocumentação, capelas de fluxo laminar, autoclave, centrífugas refrigeradas, microcentrífugas, bombardeador de DNA, espectrofotômetro, geladeiras e freezers, ultrafreezers, agitadores, balanças, micropipetas multicanal, estufas, potenciômetro, termocicladores, concentrador a vácuo, eletroporador, termo-misturador, ultracentrífuga, microscópio eletrônico, incubadora, agitadores, capela de exaustão.
CENTRIFUGAÇÃO A centrifugação é um processo de separação em que uma amostra fluida é submetida a um aparelho centrifugador ou centrífuga a fim de se promover a separação das componentes via sedimentação dos sólidos em líquidos, ou líquidos imiscíveis de diferentes densidades, separando-os. É usada em diferentes aplicações laboratoriais, industriais e domésticas.
Princípio Físico É notório perceber que a maioria das explicações para o funcionamento das centrífugas figure em função da por muitos conhecida força centrífuga. Contudo é mais surpreendente perceber que tal explicação fundamenta-se em uma grandeza física sem realidade física, contudo: a chamada força centrífuga é uma pseudoforça ou força inercial, e por tal é fictícia, não existindo como força real, ou seja, como expressão da interação entre dois elementos físicos. A compreensão do princípio de funcionamento das centrífugas passa antes portanto pela compreensão do que se denomina força inercial centrífuga e pela compreensão da não existência real de tal “força centrífuga”. CENTRÍFUGAS ou CENTRIFUGADORES – são equipamentos construídos de forma a colocar o recipiente contendo a amostra em