Equipamentos de eleva o e Transfer ncia
São equipamentos destinados a mover cargas variadas para qualquer ponto dentro de uma área fixa, onde a função principal é transferir.
São utilizados para materiais pesados, volumosos e desajeitados, em curtas distâncias, dentro de uma fábrica.
Principais Equipamentos:
Talhas: Partes integradas de máquinas transportadoras, operadas por um sistema elétrico, pneumático ou manual com roldanas, cabos e engrenagens. São utilizadas em pontes rolantes, stacker cranes e monovias para realizar o movimento de elevação da carga.
Guindaste Fixo: Usados em pátios, construção pesada, portos e oficinas de manutenção. O veículo pode ser motorizado ou não. Opera cargas não paletizadas, versátil, alcança locais de difícil acesso mas apresenta a desvantagem de exigir espaço e ser lento.
Pontes Rolantes: Viga suspensa sobre um vão livre, que roda sobre dois trilhos. São empregadas em fábricas ou depósitos que permitem o aproveitamento total da área útil.
Vantagens: elevada durabilidade, movimentam cargas ultrapesadas, carregam e descarregam em qualquer ponto, posicionamento aéreo.
Desvantagens: exigem estruturas, investimento elevado, área de movimentação definida.
Pórticos: São vigas elevadas e auto-sustentáveis sobre trilhos. Possuem sistema de elevação semelhante ao das pontes rolantes. Os pórticos são utilizados no armazenamento em locais descobertos.
Vantagens: maior capacidade de carga que as pontes rolantes, não requerem estrutura.
Desvantagens: menos seguro, interfere com o tráfego no piso e preço mais elevado.
Semi-Pórticos: são geralmente utilizados em áreas nas quais existem apoio para apenas um caminho de rolamento elevado, devendo a outra extremidade ser apoiada sobre um trilho no piso. Sob a estrutura da viga move-se uma talha ou sobre vigas duplas move-se um carro-guincho, nessas condições, a carga do semi-pórtico é movimentada tridimensionalmente, limitada apenas pelo vão do equipamento e pelo caminho de