Equipamento urbano
Nascido em 15 de Dezembro de 1907, no Rio de Janeiro. Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho passou a juventude como um jovem carioca típico boêmio sem a menor noção do rumo de sua vida. Concluiu o ensino fundamental apenas com 21 anos.
Causou-se com Annita Baldo e um ano depois se matriculou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1934, ele conquista o diploma de arquiteto-engenheiro. Em 1935, inicia sua vida profissional no escritório de Lucio Costa e Carlos Leão.
Em 1956, com Kubitschek na presidência, Niemeyer é contratado para fazer sua mais ambiciosa obra. Brasília a nova capital do país.
Após sua construção, Niemeyer se torna coordenador da faculdade de arquitetura da universidade de Brasília. (UNB)
Em 1963 recebe o premio Lênin da Paz, por trabalhar como membro honorário no instituto americano de arquitetos dos estados unidos.
Filiado ao partido comunista Brasileiro desde 1945, Niemeyer era amigo de grandes lideres comunistas como Fidel Castro.
Em 1964 com o golpe militar, Niemeyer é proibido de trabalhar no Brasil, se muda para paris, abre um escritório na Champs-Élysées e passa a ter clientes de todo mundo.
Nos Anos 80, Niemeyer retorna ao Brasil, e nesse tempo projeta o Memorial da America Latina, O Memorial Juscelino Kubitschek e outras obras.
Em 1987, recebe o premio Pritzker de arquitetura e três anos depois se desliga do partido comunista junto com seu amigo Lucio Costa.
E até sua morte em 05 de dezembro de 2012 No rio de Janeiro, Niemeyer encontrava-se ativo como arquiteto mesmo com idade avançada.
Princípios Modernistas:
Tentava se distanciar da comercialização da arquitetura, portanto buscou sempre uma arquitetura mais artística e original, se inspirando nas curvas principalmente das mulheres como é visto em muitos de seus rascunhos.
As ideias de Le Corbusier,formam a base inicial da arquitetura de Niemeyer. O uso de materiais novos e técnicas construtivas modernas se manifestaram