Equipamento Básicos de laboratório Químico
Disciplina: Técnicas Básicas de Laboratório Professor: Régis Casimiro Leal.
Materiais de um Laboratório Químico
Nova Cruz- RN
02/12/2014
Balão Volumétrico:
É um frasco com formato semelhante a uma pera, mas com um pescoço mais longo, cilíndrico e um maior fundo plano. O pescoço tem uma linha, para que se possa medir um determinado volume de líquido e possui também uma rolha de vidro para fechar a abertura em cima.
Bastão de vidro: É um instrumento feito em vidro alcalino, maciço, utilizado em transporte de líquidos e agitação de soluções.
Béquer: Recipiente muito visto em laboratórios. A sua função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples.
Bureta: instrumento cilíndrico, de vidro, colocado na vertical com a ajuda de um suporte, contendo uma escala graduada rigorosa. Possui uma torneira de precisão para dispensa de volumes.
Erlenmeyer
Equipamento utilizado no laboratório para a realização de titulações, e também pode ser utilizado para aquecimento de soluções e realização de reações químicas em solução. A sua forma cónica evita a ocorrência de salpicos para o exterior durante a agitação ou aquecimento. Funil de vidro:
É um objeto usado para transferências de líquido de um recipiente para outro. Pode também ser usado para filtrações em laboratório.
Kitassato Vidraria de laboratório normalmente usado junto com o funil de Büchner em filtrações a vácuo. É constituído de um vidro espesso e um orifício lateral
: Picnômetro:
Utilizado para fazer a determinação da densidade de líquidos. Pode também determinar-se a massa específica e a densidade de sólidos, devendo antes ser dissolvido.
.
Pipeta graduada:
É um instrumento em vidro que permite