Equinodernos
Taylor buscava uma forma de elevar o nível de produtividade fazendo com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção.Assim, ele observou que os sistemas administrativos eram falhos.A falta de padronização dos métodos do trabalho dos operários, o desconhecimentos por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada, foram as principais falhas por Taylor.
Em 1903, ele publica o livro “administração das oficinas” expondo, pela primeira vez, suas teorias.Em seu livro, Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos.O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado científicamente devendo ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas. Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois, desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.
O trabalho de Taylor foi dividido em dois períodos:
1º Período de Taylor – Racionalização do trabalho dos operários das fábricas da época.
2º Período de Taylor –Definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa.
Para Taylor: à gerência caberia: afixar trabalhadores numa jornada de trabalho controlada, supervisionada, sem interrupções, a seu controle, podendo o trabalhador só parar para descansar, quando for permitido, com particularização de cada movimento; a gerência não