EQUILÍBRIO SÓLIDO-LÍQUIDO
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA TERMODINÂMICA EXPERIMENTAL
SISTEMAS BINÁRIOS
ESTUDO DO EQUILÍBRIO SÓLIDO-LÍQUIDO
NATAL/RN
2012
SUMÁRIO
1. Introdução 03
2. Objetivo 03
3. Fundamentação Teórica 03
4. Aparelhagem utilizada 04
5. Procedimento Experimental 04
6. Dados e Análises 05
7. Considerações Finais 08
8. Referências 08
1. INTRODUÇÃO
O equilíbrio sólido-líquido vem adquirindo importância em seu uso na indústria, visto que é este procedimento é fundamental em processos de separações de mistura, objetivando minimizar custos e otimizar a produção. Muitas soluções homogêneas de líquido são conhecidas na natureza, mas o mesmo não ocorre com os sólidos, que formam principalmente misturas heterogêneas. Essas misturas são conhecidas desde a antiguidade uma vez que o ponto de fusão de alguns metais torna-se menor quando esse metal esta misturado com outros. Se a mistura é insolúvel quando sólida, mas solúvel quando líquida, a região de transição liquido sólido merece atenção. Por isso o diagrama mostrando, dentre outras coisas, qual proporção leva ao menor ponto de fusão da mistura é importante para diversas áreas como química, metalurgia e cerâmica.
2. OBJETIVO
Determinar os diagramas que representam o equilíbrio sólido líquido (ESL) do sistema água e cloreto de potássio a diferentes temperaturas.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No cotidiano, é muito fácil identificarmos a ocorrência de diferentes fases de substancias quaisquer. Como, por exemplo, quando adicionamos sal em um copo com água, com o decorrer do tempo a solução atingirá uma concentração limite na qual a partir daí será impossível que haja dissolução de mais alguma quantidade sal, esta agora é chamada de solução saturada. Não importa o numero de sais que haja na mistura, caso haja mais de um, o liquido saturado possui os sais