Equilíbrio Químico
DE
QUIMICA
Equilíbrio Químico
Aluno: Vinicius Betim
Turma: 12
Orientadora: Elenice Caetano
Telêmaco Borba
2015
Introdução
A palavra “equilíbrio” é proveniente do latim aequiliriu, formada pela junção de aequi (igual) e libra (peso). Portanto, “equilíbrio” significa “medida de peso igual”. Dessa maneira pode-se concluir que o Equilíbrio Químico é o equilíbrio apresentado na química, mais especificamente nas reações químicas. Se falando em química, quando uma reação ocorre espontaneamente, a concentração dos reagentes diminui. Entretanto, a dos produtos aumenta com o decorrer do tempo, até que, em determinado momento, tanto a concentração dos reagentes quanto a dos produtos atinge valores estacionários, não sofrendo mais alteração. Esse ocorrido indica que o sistema atingiu o equilíbrio químico.
O objetivo desse trabalho é abordar justamente o chamado “Equilíbrio Químico”. Com a utilização de exemplos vamos entender como isso funciona, e também classificar os tipos de Equilíbrios existentes na química.
Reações Reversíveis
Em vez de continuar até que os reagentes acabem e a reação cesse, determinadas reações químicas são reversíveis, ou seja, ocorrem em dois sentidos simultâneos, em que os reagentes são transformados em produtos e os produtos são transformados em reagentes ao mesmo tempo.
Se essas reações simultâneas ocorrerem com a mesma taxa de desenvolvimento, isto é, com a mesma velocidade, temos então um equilíbrio químico.
Reação genérica: Onde:
No momento do equilíbrio, as concentrações [A], [B], [C], [D] são constantes, mas não necessariamente iguais.
Reação Reversível é aquela que ocorre simultaneamente nos dois sentidos. Ao mesmo tempo, os reagentes se transformam em produtos e os produtos se transformam em reagentes.
Com o tempo, a velocidade da reação direta diminui e a da reação inversa aumenta. Em determinado momento, as velocidades serão iguais. Isso acontece porque no inicio a concentração dos