Equilíbrio químico
Na aula 8 os experimentos são referentes a discussão sobre equilíbrios químicos. Equilíbrio entre um sólido e um líquido, equilíbrio entre dois líquidos e o princípio de Le Chatelier.
Além de ser interessante como ciência fundamental, o estudo do equilíbrio de fases ajuda a minimizar os custos das indústrias de processos (químicas, de alimentos e farmacêuticas), onde os processos de separação juntamente com os reatores são responsáveis pela viabilidade ou não da fabricação de um produto e por consequência acabam sendo responsáveis por parte do valor agregado do produto final.
Para desenvolver e aprimorar os processos de separação é necessário ter informações sobre as propriedades das matérias primas e dos produtos que constituem os sistemas de interesse que, em princípio, podem ser obtidas através da Termodinâmica do Equilíbrio de Fases. Os modelos fornecidos pela Termodinâmica poderão ser empregados diretamente na modelagem e/ou aperfeiçoamento dos processos de separação.
Para desenvolver uma modelagem adequada destes processos faz-se uso, na maioria das vezes, de dados experimentais nas condições de interesse. Estes dados necessitam ser precisos e confiáveis para que possam ser empregados na elaboração, desenvolvimento e validação dos modelos propostos.
Atualmente, buscas por tecnologias inovadoras mais avançadas para a separação e purificação de sais vêm sendo desenvolvidas com o objetivo principal de permitir o estabelecimento de critérios não somente relativos à viabilidade técnica, como também econômica. Geralmente, os estudos das solubilidades nestes sistemas são motivados pela busca de procedimentos melhores através dos quais sejam obtidos os sais puros baseados em vários materiais. Para tal propósito, pretende-se estudar diagramas de fases utilizando os princípios da Termodinâmica de microescala e correlata.
Já quando se encontram em um mesmo recipiente dois tipos de substâncias liquidas diferentes a solubilidade de uma na outra