Equilíbrio químico
OBJETIVO:
Verificar, experimentalmente, o deslocamento de equilíbrios químicos
(Princípio de Le Chatelier).
INTRODUÇÃO:
Um dos princípios mais importantes é que todas as reações químicas são reversíveis. Sempre que uma reação química tem início, os produtos começam a se formar e estes reagem entre si formam os reagentes novamente. Após um intervalo de tempo pode-se observar que ocorre um equilíbrio entre a formação de reagentes e produtos.
Equilíbrio químico é quando a velocidade da reação direta é igual a da reação inversa. Quando uma reação química atinge o equilíbrio químico ela tem a tendência de permanecer assim indefinidamente, desde que não haja perturbação externa.
Os fatores externos capazes de perturbar o equilíbrio de uma reação química são: a) Concentração das espécies envolvidas na reação:
Quanto maior for à concentração dos reagentes maior será velocidade da reação direta, ou seja, no sentido de formar produtos. O inverso ocorre quando há um aumento na concentração do produto – o sistema desloca-se no sentido de formar reagentes
b) Temperatura: Temperaturas elevadas favorecem reações endotérmicas, temperaturas baixas favorecem reações exotérmicas.
c) Variação de volume:
Aumento do volume de um sistema gasoso em equilíbrio aumenta o espaço entre as partículas, fazendo com que o equilíbrio se desloque no sentido de diminuir esse espaço, quando possível, ou seja, no sentido de aumentar o numero de partículas.
d) Pressão: o aumento da pressão beneficia a reação com menor volume e a diminuição da pressão beneficia a reação com maior volume. e) Influência da Presença de Catalisador (substância química que acelera a reação química): a grande função dos catalisadores consiste em aumentar a velocidade das reações. No entanto eles não são capazes de deslocar equilíbrios químicos. A explicação para esse fenômeno é bastante simples: os catalisadores não aumentam apenas a