Equilíbrio químico
Reação reversível: água liquida em um ambiente fechado (moléculas do estado liquido para o vapor e vice-versa). Não perde nada.
Constante de equilíbrio (concentração): Substâncias sólidas não participam. Água líquida não vai. Somente a temperatura pode alterar o Kc. AQ/G
Constante de equilíbrio (pressão): função da pressão de um gás. Um valor muito grande de Kc indica que a quantidade dos produtos é maior que dos reagentes. A reação direta prevalece sobre a inversa. Um valor muito pequeno de Kc indica que a quantidade dos reagentes é maior que dos produtos. A reação inversa prevalece sobre a direta. O equilíbrio que tem maior valor de Kc tem maior extensão.
Deslocamento de Equilíbrio (Princípio de Le Chatelier, 1884): Quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele(sistema) tende a reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força.
Condição de equilíbrio: concentração, pressão, temperatura.
*A concentração quando aumenta, ocorre o deslocamento para o lado oposto. E quando a concentração diminui, fica do mesmo lado.
*O aumento da pressão (em temperatura constante), provoca concentração de volume, o equilíbrio desloca-se para o lado de menos volume menor n de mol. A diminuição da pressão, provoca expansão de volume, o equilíbrio desloca-se para o lado de maior volume maior n de mol.
*No aumento da temperatura, ocorre o deslocamento para o lado endotérmico (deltaH>0), para a esquerda. Na diminuição da temperatura, ocorre o deslocamento para o lado exotérmico