Equilíbrio Químico: Estudo Dirigido
O Equilíbrio Químico e suas condições
Tipos de Equilíbrio
Existem basicamente dois tipos de equilíbrios, o estático e o dinâmico.
No equilíbrio estático, temos a ideia de um objeto ou fenômeno que está cercado de forças que se anulam mutuamente e, portanto ficará parado indefinidamente até sofrer alguma perturbação, o que causaria a quebra do estado de equilíbrio.
No equilíbrio dinâmico não há um momento sequer em que o “objeto” ou fenômeno em estudo esteja parado. Existem duas ou mais ações que se desenvolvem contínua e ininterruptamente, nesse caso a o equilíbrio é atingido quando as velocidades em questão se igualam.
Reações irreversíveis e reversíveis
Reações irreversíveis são as que ocorrem apenas num sentido: o da formação dos produtos
Ex02: Processo de combustão do papel, uma vez queimado, não é possível retornar ao estado inicial.
Reações reversíveis são as que ocorrem nos dois sentidos: ao mesmo tempo em que as substâncias reagentes se transformam nos produtos, os produtos reagem entre si reconstituindo os reagentes.
Ex02: O processo que ocorre com a água líquida contida em um frasco fechado. Nesse sistema, temos moléculas de água passando continuamente do liquido para o vapor, e do vapor para o líquido.
Equilíbrio Químico
Usando como exemplo a reação que ocorre entre o gás hidrogênio e o gás carbônico, temos:
No inicio temos um recipiente fechado contendo apenas os reagentes, à temperatura constante T. Como a concentração de reagentes é máxima, a velocidade da reação direta (reagente produto) é máxima, e como a concentração de produtos é zero, a velocidade da reação inversa (produto reagente) é zero.
Os reagentes começam a colidir com energia igual à energia de ativação da reação e começam a formar os produtos. A concentração de reagentes começa a diminuir, assim como a velocidade da reação direta.
Por outro lado, à medida que a concentração de produtos vai aumentando, a reação inversa tem inicio e