Equilíbrio Molecular
C(s) + H2O(g) ↔ CO(g) + H2(g)
V1 e V2 indicam velocidades das reações direta e inversa. A reação atingirá o equilíbrio quando: a) V1 = V2
b) V1 for grande e V2 pequena
c) V1 for pequena e V2 grande
d) V1 e V2 forem muito grandes
e) V1 e V2 forem muito pequenas
Para responder à questão, analise as informações e o gráfico a seguir.
O ácido sulfúrico é um dos responsáveis pela formação da chuva ácida. O equilíbrio envolvido na formação desse ácido na água da chuva é representado pela equação:
2 SO2(g) + O2(g) ↔ 2 SO3(g)
O equilíbrio foi estabelecido em determinadas condições e está representado no gráfico, no qual as concentrações estão no eixo das ordenadas, em mol/L, e o tempo está na abscissa, em segundos.
Pela análise do gráfico, é correto afirmar que a constante de equilíbrio para esse sistema é:
(A) 0,66
(C) 1,33
(E) 3,00
(B) 0,75
(D) 1,50
O monóxido de dinitrogênio, quando inalado em pequenas doses, produz uma espécie de euforia, daí ser chamado de gás hilariante. Ele pode ser obtido por meio da decomposição do nitrato de amônio, conforme equação representada a seguir:
NH4NO3(s) ↔ N2O(g) + 2H2O(g) , ∆H = - 36,03 kJ.mol-1
Com relação a essa reação em equilíbrio, está correto afirmar que
(A) a produção de monóxido de dinitrogênio aumenta com o aumento de temperatura. (B) a adição de um catalisador aumenta a formação do gás hilariante.
(C) o equilíbrio químico é atingido quando as concentrações dos produtos se igualam. (D) um aumento na concentração de água desloca o equilíbrio químico no sentido da reação de formação do monóxido de dinitrogênio.
(E) uma diminuição na concentração de monóxido de dinitrogênio desloca o equilíbrio químico no sentido da reação de decomposição do nitrato de amônio. A primeira etapa da obtenção industrial de ácido nítrico corresponde à reação entre amônia e oxigênio, na presença de catalisador, como