Equilíbrio Cromato Dicromato
Introdução
O equilíbrio químico é a situação em que a concentração de reagentes e produtos de uma reação química se mantém constante ao longo do tempo, teoricamente, todas as reações químicas ocorrem nos dois sentidos, reagentes se transformando em produtos e produtos se transformando em reagentes, se essas reações simultâneas ocorrerem com a mesma velocidade, temos então um equilíbrio químico.
Neste experimento foi utilizado o princípio de le chatelier, onde alterações da acidez e da basicidade causaram um deslocamento na reação para amenizar os efeitos exteriores.
Objetivos
Estudar o equilíbrio dos íons de cromato [CrO4]2-(aq) e dicromato [Cr2O7]2-(aq). E o equilíbrio de cromato de bário, BaCrO4(s) com uma solução saturada.
Resultados e Discussão
Etapa A - Equilíbrio dos íons de cromato [CrO4]2-(aq) e dicromato [Cr2O7]2-(aq).
Coloração da solução:
Íons de cromato: Amarelo
Íons de dicromato: Laranja
1- Em 2 tubos de ensaio limpos foram adicionadas 10 gotas (10mL) de cada solução, em cada tubo. Foi adicionado gota a gota uma solução NaOH 1,0 mol.L -1, de forma alternada em cada um dos tubos de ensaio, até que tenha ocorrido a mudança de cor em um deles.
Coloração da solução:
Tubo 1: Amarelo
Tubo 2: Amarelo
K2CrO4+2NaOH ↔ 2K(OH) + Na2CrO4
Equação da reação
2- O procedimento do item anterior foi repetido, porém foi acrescentado HCl 1,0 mol.L-1 ao invés de NaOH, até que tenha ocorrido a mudança de cor em um dos tubos. Coloração da solução:
K2CrO4 + 2HCl ↔ 2KCl + H2CrO4
Equação da reação
Tubo 1: Laranja
Tubo 2: Laranja
3- Em cada um dos tubos da etapa 3, foram adicionados gota a gota NaOH 1,0 mol.L-1 até a mudança de cor.
Coloração da solução:
K2CrO4+2NaOH ↔ 2K(OH) + Na2CrO4
Equação da reação
Tubo 1: Amarelo
Tubo 2: Amarelo
4- Em cada um dos tubos da etapa 2, foram acrescentados gota a gota, HCl 1,0 mol.L-1 até a mudança de cor.
Coloração da solução: