Equilibrio ácido-base
Profa. Lilian Silva 2011
1 – Equilíbrio Químico -A posição de equilíbrio; -A constante de equilíbrio; -Efeito dos eletrólitos nos equilíbrios químicos (atividade); -O princípio de Le Châtelier; 2 - Soluções aquosas e equilíbrio químico -Eletrólitos; -Ácidos e bases; -Teorias ácido-base; -Forças de Ácidos e Bases; -Soluções tampão; 3 – Tratamento sistemático do equilíbrio -Equilíbrio ácido-base monoprótico -Equilíbrio ácido-base poliprótico; -Balanço de carga; -Balanço de massa; 4 – Titulação ácido-base
Introdução
Equilíbrio Químico
Considerações
• As reações químicas tendem a um estado de equilíbrio químico, descrito como a condição de reação em que a razão das concentrações de reagentes e produtos é constante. • A constante de equilíbrio químico de uma dada reação é a expressão algébrica da razão das concentrações entre reagentes e produtos.
Equilíbrio Químico
• Posição de equilíbrio químico: relação de concentração no estado de equilíbrio, que independe do caminho pelo qual o estado de equilíbrio foi alcançado, ou seja, considerado para reações reversíveis.
• Importante: as reações químicas não cessam quando o estado de equilíbrio químico é atingido. Em vez disso, as quantidades de reagentes consumidos e produtos formados são constantes, pois as velocidades das reações direta e inversa são idênticas.
Equilíbrio Químico
N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g)
“Haverá condições de concentração, temperatura e pressão (quando for o caso) sob as quais reagentes e produtos coexistem em equilíbrio”
A Constante de Equilíbrio
Expressão da constante de equilíbrio químico
wW
+ xX
yY + zZ V1 = V2
V1 = k1 x [W]w x [X]x V2 = k2 x [Y]y x [Z]z
k1 Y Z K w x k 2 W X y z
Forma aproximada da constante de equilíbrio termodinâmica
K é a constante de equilíbrio da reação. [W], [X], [Y], [Z] concentração em molL-1 ou pressão parcial (atm) Se W, X, Y ou Z for um sólido ou um líquido puro, as