equilibrio quimico
Introdução
Uma única substância cuja composição e propriedades são definidas é chamada de substância pura. (Russell, 2004) Quando se mistura duas ou mais substâncias se obtém uma mistura. Esta pode ser evidenciada a olho nu ou com ajuda de lupas e microscópios.
Elementos e compostos são tipos de substâncias puras. Elemento é uma substância simples, fundamental e elementar (sódio, cloro e oxigênio) e compostos são dois ou mais elementos que combinados se tornam substâncias mais complexas que os elementos, tendo uma composição bem definida (cloreto de sódio – composto por sódio e cloro). (Russell, 2004)
De acordo com RUSSELL (2004) uma mistura apresenta fases, que é uma região que apresenta todas as propriedades iguais. A água possui apenas uma fase, visto que o ao se colocar gelo passa a ter duas fases, a líquida e a sólida. Portanto pode-se diferenciar em três tipos de fases: líquida, sólida e gasosa, que podem se combinar entre si. Tais misturas podem ser homogêneas ou solução e heterogêneas. Onde apresentam uma fase e mais de uma fase respectivamente.
Uma solução é uma transformação física, já a formação de um composto é considerado uma reação química. Que é o resultado da formação de novas substâncias, e pode ou não haver liberação ou absorção de energia. Nas transformações químicas as substâncias que são destruídas são chamadas de reagentes e as formadas são os produtos.
Quando em uma reação química a tendência de mudar a composição da mistura já não existe mais é dito que esta reação está em equilíbrio químico, onde as reações inversa e direta estão com a mesma velocidade. (Atkins, 2001). Porém tal equilíbrio pode ser afetado por elementos exteriores como temperatura, concentração e pressão, quando isto ocorre o equilíbrio tende a se ajustar deslocando a reação no sentido contrário da alteração, visando minimizando os efeitos da perturbação sofrida. Este é, de acordo com ATKINS (2001), o princípio de Le Chatêlier.