Equilibrio Quimico
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
EQUILÍBRIO QUÍMICO
Belo Horizonte,
1º semestre 2013
1 INTRODUÇÃO
Segundo a literatura, a condição na qual as concentrações de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar com o tempo é chamada equilíbrio químico. O equilíbrio químico, então, ocorre quando as reações opostas ocorrem a velocidades iguais, ou seja, a velocidade de formação dos produtos a partir dos reagentes torna-se igual a velocidade de formação dos reagentes a partir dos produtos1.
O Princípio de Le Châtelier permeia o estudo dos equilíbrios químicos. O Princípio de Le Châtelier pode ser exposto da seguinte forma: havendo uma perturbação de um sistema em equilíbrio ocasionado por uma variação na temperatura, pressão ou concentração de um dos componentes, o sistema deslocará sua posição de equilíbrio de tal forma a neutralizar o efeito do distúrbio1.
Um equilíbrio pode ser perturbado por três maneiras1:
Pela adição ou remoção de um reagente ou produto:
A adição de uma substância (seja ela um reagente ou produto da reação) a um sistema em equilíbrio fará a reação se deslocar de maneira a restabelecer o equilíbrio pelo consumo de parte da substância adicionada. De modo contrário, a remoção de uma substância fará com que a reação se mova no sentido de formação da substância removida1.
Pela variação de volume e pressão do sistema:
À temperatura constante, a redução do volume de uma mistura gasosa em equilíbrio (o que provoca o aumento da pressão interna do sistema) faz com que o sistema se desloque no sentido de reduzir o número de moléculas do gás1.
Pela variação da temperatura do sistema:
Aumentando a temperatura, o equilíbrio desloca-se no sentido que consome o excesso de calor do sistema. Isso significa que, nas reações endotérmicas, o aumento da temperatura favorece a formação de produtos, enquanto nas