Equilibrio quimico
O conceito de equilíbrio:
A maioria das reacções é reversível em maior ou menor extensão.
No início de um processo reversível, a reacção dá-se no sentido da formação dos produtos. Logo que se formam algumas moléculas de produto, começa a ter lugar o processo inverso, isto é, começam a formar-se moléculas de reagentes a partir de moléculas de produto.
Diz-se que o sistema estáem equilíbrio quando a tendência da reacção se dar no sentido directo éigual àtendência da reacção se dáem sentido inverso.
Num equilíbrio químico os reagentes e os produtos são substâncias diferentes.
O equilíbrio entre duas fases da mesma substância échamado equilíbrio físico porque as variações que ocorrem são processos físicos.
A vaporização de água num recipiente fechado a uma dada temperatura éum exemplo de um equilíbrio físico. Neste caso, o número de moléculas de água que deixa a fase líquida éigual ao número de moléculas que volta para a fase líquida:
H2O (l) H2O (s)
Consideremos o equilíbrio químico seguinte:
N2O4(g) 2NO2
A extensão desta reacção pode ser facilmente controlada pois N2O4éum gás incolor, enquanto NO2 écastanho escuro.
Variações das concentrações de tetróxido de diazoto e dióxido de azoto ao longo do tempo em três situações distintas.
A Tabela mostra alguns resultados experimentais relativos a estareacção a 25ºC
Uma análise dos resultados no equilíbrio mostra que apesar de a razão [NO2] / [N2O4] dar origem a valores bastante dispersos, a razão [NO2]2/ [N2O4] dáum valor quase constante, sendo a média igual a 4,63 x 10-3.
Como este valor constante corresponde a uma situação de equilíbrio, diz-se que a constante de equilíbrio da reacção a 25ºC édada por:
Considere-se a seguinte reacção hipotética: aA+ bBcC+ dD
Onde a, b, c e d são os coeficientes estequiométricos das espécies A, B, C e D. A constante de equilíbrio da reacção a uma dada temperatura é
A equação éa forma matemática da lei da acção das massas proposta por