Equil Brio Est Tico De Uma Barra
Equilíbrio estático de uma barra
João Pedro Veronez Rodrigues C5324J-2
Danilo da Cunha Rorato C5917I-2
João Cesar de Almeida Granville C54FHD-7
Lucas Henrique Nunes C636FB-8
Matheus Micheletti Azevedo C578AA-3
Jonathan Alves Simões C5417J-3
Jonathan Josefik de Oliveira C4493D-1
Docente: Elio Idalgo
Turma de Laboratório: EB1B28
Bancada: 1
São José do Rio Preto, 2015.
Sumário
Resumo 3
Objetivo 4
Introdução Teórica 5
Parte experimental- Montagem e Procedimento Experimental 12
Resultados experimentais 15
Discussão e Conclusão 16
Referências bibliográficas 17
Resumo Este experimento foi realizado com o intuito de estabelecermos o equilíbrio estático de uma barra que sofre a ação de forças. Foram realizados três experimentos, o primeiro com um massor, o segundo com dois massores e o terceiro com três massores. Neste relatório serão exibidos os resultados obtidos durante o experimento e a análise dos possíveis erros.
Objetivo
Estudar o equilíbrio estático de uma barra homogênea submetida ao sistema de forças. Este experimento tem como objetivo estudar e entender as condições de equilíbrio de uma barra rígida sujeita a forças verticais. Podemos classificar o equilíbrio em três tipos, equilíbrio estável, equilíbrio instável e equilíbrio indiferente.
Introdução Teórica
Estática de um corpo rígido Chamamos de corpo rígido ou corpo extenso, todo o objeto que não pode ser descrito por um ponto.
Para conhecermos o equilíbrio nestes casos é necessário estabelecer dois conceitos: Centro de massa Um corpo extenso pode ser considerado um sistema de partículas, cada uma com sua massa.
A resultante total das massas das partículas é a massa total do corpo. Seja CM o ponto em que podemos considerar concentrada toda a massa do corpo, este ponto será chamado Centro de Massa do corpo.
Para corpos