EQUIL BRIO CIDO BAS1
2903 palavras
12 páginas
EQUILÍBRIO ÁCIDO BASEUNIFESP
Campus Diadema
RESUMO
O experimento realizado consistia em três partes: na primeira, deveria-se estimar o valor do pH de duas soluções, uma de ácido acético misturado a água destilada e outra de ácido acético misturado a acetato de sódio, a partir das cores que adquirissem após a adição de um indicador universal. A segunda parte do experimento visava, igualmente, estimar o valor do pH de 8 sais diferentes, sendo: cloreto de amônio, acetato de sódio, carbonato de sódio, hidrogenocarbonato de sódio, hidrogenossulfato de potássio, monohidrogenofosfato de sódio, dihidrogenofosfato de sódio e cloreto de alumínio. A terceira parte do experimento consistia no estudo da ação tamponante de AcOH e AcONa, além da realização da estimativa do respectivo pH da solução.
OBJETIVOS
O procedimento realizado na primeira etapa do experimento tinha como objetivo a observação do comportamento e perturbações de sistemas em equilíbrio a partir da utilização de um íon comum, no caso, ácido acético 0,2 mol/L misturado a água destilada e ácido acético mistura a acetato de sódio 0,4mol/L.
A segunda etapa do procedimento objetivava efetuar o estudo e a verificação de casos de hidrólise, estimando o valor do pH de 8 diferentes sais a partir da adição de um indicador universal. Os sais utilizados foram: cloreto de amônio 0,1 M, acetato de sódio 0,4M, carbonato de sódio 0,1M, hidrogenocarbonato de sódio 0,1M, hidrogenossulfato de potássio 0,1M, monohidrogenofosfato de sódio 0,1M, dihidrogenofosfato de sódio 0,1M e cloreto de alumínio 0,1M. O valor do pH das soluções pôde ser estimado através de uma estante de tubos de ensaio contendo soluções com indicador universal de pH entre 2 e 12. Por fim, a última parte do experimento tinha como objetivo a observação da capacidade tamponante de uma solução de AcOH e AcONa, ou seja, o efeito de uma tampão em uma reação química, estimando o pH adquirido pela solução a cada etapa do processo