Equações que mudaram o mundo
Roberta Vendramini setembro 25, 2013
156
0 Comentários
O matemático Ian Stewart escreveu um livro sobre as “17 equações que mudaram o mundo”, no qual explana o impacto das mesmas na ciência, tecnologia e filosofia, e sua consequente influência na formação do mundo atual. Confira algumas das 17 equações a seguir: Teorema de Pitágoras
Essa é uma de minhas equações prediletas, pois com ela consigo calcular a quantidade de telhas de um telhado, inclinação de rampas e também de tubulações hidráulicas. Embora seja bem fácil, nem todos conseguem aplicar a simples relação que existe entre os catetos e a hipotenusa. E, se incluirmos as relações trigonométricas no triângulo retângulo, muitos entrarão em desespero. É claro que falo como arquiteta, mas também já vi muita gente se descabelando quando cursava engenharia química.
Segundo o autor do livro, o Teorema de Pitágoras é importante porque fornece uma ligação entre a geometria e a álgebra, além de ter inspirado a trigonometria. Diante dos estudos de triangulação (método indireto de calcular distâncias usando ângulos), o teorema permitiu melhorar as formas de navegação e mapeamento.
Logaritmos
A importância dos logaritmos, para Ian Stewart, reside no fato dos mesmos facilitarem o processo de multiplicação, uma vez que fazem a soma dos números relacionados na equação. A partir deles, foi possível desenvolver métodos confiáveis para cálculo de fenômenos astronômicos como, por exemplo, eclipses e órbitas planetárias.
Relatividade
O matemático Ian Stewart afirma categoricamente que essa famosa equação mudou a visão de espaço, tempo, matéria e gravidade, possibilitando, dentre outros fatores, o desenvolvimento de sistemas de navegação por satélite.
Lei da Gravitação
“A lei que determina a força de atração gravitacional entre dois corpos em termos de suas massas e da distância entre eles é importante porque pode ser aplicada a qualquer sistema de