Equação da Corda Vibrante
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Corda Homogênea Pendurada
Alunos:
Rita Anne
Rosana Cybelle
Talison Fernandes Costa
Josenildo Henrique Gurel
PAU DOS FERROS, 2014
1
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Solução da equação da onda para um corda pendurada apresentada a Universidade Federal Rural do Semi-Árido como um dos pré-requisitos para a conclusão da disciplina Equações Diferencias.
Orientador: Otavio
PAU DOS FERROS, 2014
2
Corda Homogênea Pendurada
0.1
RESUMO
Uma das preocupações da física é entender e descrever o movimento dos corpos seja ele de translação ou rotação ou de qualquer outra natureza. Quando um carro está se movendo esse movimento é acompanhado de um corpo físico que é o próprio carro. Quando estamos parados em frente ao mar, ou escutando uma música também estamos vislumbrando um movimento. Porém diferente dos outros movimentos esse não carrega consigo nenhum tipo de massa, a única coisa que esse movimento transporta é a informação.
Para que um carro se mova é necessário a ação de uma forma motriz produzida pelo motor, ou então ao acelerar uma partícula é necessário a ação de uma forma elétrica ou magnética. A força é o agente responsável por produzir qualquer movimento, para uma onda não é diferente, uma força qualquer produz um movimento em uma partícula, contudo ao invés dessa partícula se mover ela transmite para as partículas adjacente o movimento pela qual ela foi submetida, chamamos esse efeito de comportamento ondulatório.
As ondas são classificadas em três tipos: ondas mecânicas, eletromagnéticas e de matéria. Neste trabalho iremos falar do comportamento ondulatório das ondas mecânicas. As ondas mecânicas necessitam de um meio para se propagarem e são divididas em duas outras categorias: transversais e longitudinais. Quando um elemento do meio oscila perpendicular a direção de propagação da onda, a onda é dita transversal, quando