Equaçoes basicas de um volume de controle
MD 05: Equações básicas na forma integral para o volume de controle
FENOTRAN I
Introdução
Muitos problemas de mecânica dos fluidos podem ser resolvidos a partir da análise do comportamento do material contido numa região finita do espaço
(um volume de controle).
A base desde método de solução é formada por alguns princípios básicos da física como a conservação de massa, a segunda lei de Newton, a primeira e segunda leis da termodinâmica.
As equações adequadas para análise de volumes de controle são derivadas a partir das equações que representam as leis básicas aplicadas a sistemas.
2
FENOTRAN I
Leis básicas para um sistema
As leis básicas para um sistema são resumidas a seguir.
Conservação de Massa
Como um sistema é, por definição, uma porção arbitrária de matéria de identidade fixa, ele é constituído da mesma quantidade de matéria em todos os instantes. A conservação de massa exige que a massa, M, do sistema seja constante. Numa base de taxa, temos: dM
0
dt sistema
onde
M sistema
M(sistema)
dm
(1)
ρdV
(2)
V(sistema)
3
FENOTRAN I
A Segunda Lei de Newton
Para um sistema, movendo-se em relação a um eixo referencial fixo, a segunda lei de Newton estabelece que a soma de todas as forças agindo sobre o sistema é igual à taxa de variação da quantidade de movimento linear do sistema.
dP
F
dt sistema
(3)
Onde, P, a quantidade de movimento linear do sistema é dada por:
Psistema
M(sistema)
vdm
v ρdV
(4)
V(sistema)
4
FENOTRAN I
O Princípio da Quantidade de Movimento Angular
O princípio da quantidade de movimento angular (ou do momento da quantidade de movimento) para um sistema estabelece que a taxa de variação da quantidade de movimento angular é igual à soma de todos os torques atuando sobre o sistema.
dH
T
dt sistema
(5)
Onde, H , a quantidade de