epistemologia
EPISTEMOLOGIA
Entendemos que epistemologia estuda e explica o significado do conhecimento, cientificamente e filosoficamente, e que a escola é a mediadora desse conhecimento, e, portanto tem a finalidade de tornar explícitas as teorias pedagógicas e assim superando a posição do senso comum e a consciência crítica. E apenas no Séc. XVII que se tornou uma disciplina independente.
Podemos dizer que a filosofia das ciências ou teoria do conhecimento científico é o conhecimento adquirido e acumulado.
Descartes inicia com o racionalismo e surge com sua filosofia pela teoria do conhecimento na busca de uma verdade absoluta e a dúvida foi seu principal elemento para alcançar suas respostas e são idéias verdadeiras por estarem ligadas a razão e se encontram primeiramente no espírito.
Para os aprioristas só podemos entrar em contato com a realidade através de um critério seguro, visto que não podemos saber se o conhecimento é verdadeiro ou falso. Segundo as tendências contemporâneas, tanto o apriorismo quanto o empirismo são insuficientes para explicar a complexidade do ato cognitivo.Locke e Hume valorizavam a experiência no processo de conhecimento. Locke define duas fontes possíveis para nossas idéias: a sensação e a reflexão.
Augusto Comte, no Séc. XIX segue e amplia o empiritivismo. Comte afirma que o estado positivo é o ponto mais significativo do espírito e contrário a tudo que é incerto. E determina que o conhecimento cientifico se torna superior a qualquer outro tipo de conhecimento como a religião e a filosofia.
O Naturalismo é fundamentado pelo empirismo e pelo positivismo, marcou com a constituição das ciências humanas (final Séc.XIX e inicio XX). Surge na tentativa de emprestar o rigor dos métodos experimentais e matemáticos à analise e dos fenômenos humanos em outras ciências como sociologia, a psicologia e a economia.
Na psicologia destaca-se o behaviorismo que surge através das experiências com reflexo