Epistemologia
Verdade. Do latim "veritas, veritatis", com o mesmo sentido. Podemos distinguir duas acepções fundamentais do termo. A primeira é a acepção epistemológica, pela qual a verdade é a adequação entre a inteligência e a coisa, e se opõe ao erro.
Nicolai Hartmann: Metafísica do conhecimento -> o problema que se revela central é o ontológico, ou seja, relacionado ao estudo do ser, da essência do real. Ontologia. Ramo da filosofia que indaga o que realmente existe, enquanto distinto da natureza do nosso conhecimento sobre ele - essa natureza é investigada pelo ramo da epistemologia.
FORMAS DE CONHECIMENTO
1 – Conhecimento sensível X conhecimento racional;
2 – Conhecimento vulgar X conhecimento científico;
3 – Conhecimento a priori X conhecimento a posteriori.
NATUREZA DO CONHECIMENTO
Segundo Nicolai Hartmann, a primeira tarefa da epistemologia é a descrição do ato de conhecer.
O método próprio para alcançar essa tarefa é o fenomenológico, que consiste basicamente na eliminação de preconceitos. Deve-se adotar uma atitude ingênua no ato de conhecer, que nada pressuponha acerca do objeto que se pretende conhecer. O trabalho, então, se define pela descrição pormenorizada do que se mostra ao observador.
O ato de conhecer aponta para sete características:
1- sujeito e objeto face a face. A relação entre ambos é definida como conhecimento;
2- o sujeito não é sujeito sem um objeto. O contrário também é verdadeiro;
3- a relação constitutiva do conhecimento é dupla, mas não é reversível. Além disso, as funções de sujeito e objeto são totalmente diversas;
4- a função do sujeito é apreender o objeto, e a do objeto em ser assimilado pelo sujeito;
5- essa apreensão pode ser