Epistemologia Do Trabalho Cient Fico
Perspectivas Epistemológicas
É necessário que o pesquisador, particularmente das Ciências Sociais, se posicione epistemologicamente ante o objeto ou fenômeno que se deseja estudar. Essa epistemologia está estreitamente ligada ao método e metodologia a ser escolhida no trabalho de pesquisa. Abaixo, segue uma apresentação das três principais correntes epistemológicas analisadas por Richardson:
Positivismo lógico
Fé absoluta no poder da investigação experimental pelos métodos de investigação empírica. A imaginação e a argumentação ficam subordinadas à observação. A realidade não pode ser conhecida em sua totalidade; portanto, apenas se estudam dados individuais. Por exemplo, na pesquisa social o cientista preocupa-se basicamente em estudar características dos elementos fundamentais do fenômeno e possíveis relações.
O princípio básico do positivismo lógico é: o significado de uma proposição é seu método de verificação. Assim, podemos afirmar que uma proposição é empiricamente significativa quando se conhece a forma de verifica-la.
Segundo o positivismo lógico, o único método possível de ser utilizado para verificar o significado de uma proposição é o método indutivo. O objetivo do método indutivo conhecido é a generalização probabilística de um caso particular. No caso do positivismo lógico o objetivo é chegar a uma proposição universal.
Método indutivo
A indução é um processo pelo qual, partindo de dados ou observações particulares constatadas, podemos chegar a proposições gerais. Parte de premissas dos fatos observados para chegar a uma conclusão que contém informações sobre fatos não observados.
Em termos das ciências sociais, o positivismo tem críticas fundamentais:
1) A ciência é idealista; o indivíduo não é um ser histórico; preocupa-se fundamentalmente nas manifestações imediatas e concretas dos fenômenos;
2) Não é possível aplicar modelos das ciências exatas e da natureza aos fenômenos sociais;
3) Contenta-se com o