epistemologia da geografia
A epistemologia da geografia trata de um estudo critico das ciências da geografia a determinar sua origem logica, o seu valor e o seu alcance. Propõe uma problemática apontando a origem de tudo antes que fossem como a humanidade assim o definiu e a maneira de ver o mundo (as coisas que o compõem e os seres que o povoam).
Usa de dois métodos para respondê-la: tenta estabelecer princípios validos para todas as ciências e analisar o trabalho dos pesquisadores.
O epistemologo não é aquele que explora o real e que o explica, mas é ele que sabe como convém faze-lo, analisa o trabalho dos pesquisadores e as praticas cientificas dos geógrafos. Ele não estabelece prescrições universais ele explora o sabe-fazer.
O autor mostra como compreender a geografia fazendo uma analise simples do que é a geografia nos propondo a pensar em tudo o que vemos quando nos deslocamos de um lugar para o outro fazendo assim geografia sem saber.
Já para o geografo a paisagem não é tão simples assim, não é apenas uma imagem do que esta a nossa frente, mas de como cada coisa chegou aquele lugar ou aquela forma, de como foi a evolução de cada paisagem. Desta forma a geografia analisa cada paisagem através de elementos que nos mostram a historia do lugar levando a entender o presente analisando desde os elementos físicos a sua economia e a condição de vida da sua população. O trabalho do geografo é uma confrontação permanente em primeira hipótese esta em ênfase o espaço, as relações que tomam lugar em cada meio e o papel na vida coletiva. A segunda leva a efeito sistematicamente, um contexto espacial, os instrumentos e as categorias imaginadas pelas outras disciplinas para explorar o seu próprio campo.
Desta forma explica o que se passa sobre o desenrolar dos processos naturais ou sociais transferindo todas as observações para um documento especifico: o mapa, instrumento utilizado frequentemente por pesquisadores que nos permite ler as distribuições e colocar em evidencia as