epidemiológia
Os fármacos são eliminados do organismo inalterados pelo processo de excreção ou convertidos em metabólitos. Os órgãos excretores, com exceção do pulmão, eliminam os compostos polares de modo mais eficiente que as substâncias altamente lipossolúveis. Desse modo a eliminação dos fármacos em sua maioria só é bem sucedida quando o mesmo é metabolizado em compostos mais polares. Basicamente, a excreção do medicamento ocorre após sua biotransformação, ou até mesmo, na sua forma inalterada.
No organismo humano, a eliminação de um fármaco ocorre através de diferentes vias: renal, biliar, intestinal, pulmonar e, menos frequentemente, suor, saliva, secreção nasal e leite (lactantes).
Embora a excreção renal seja a principal via, existem medicamentos que são predominantemente excretados pela bile e fezes.
OBJETIVO
O objetivo de nossa aula prática foi observa a eliminação dos medicamentos na urina, observamos a eliminação do Ácido Acetilsalicílico, azul de metileno e fenazopiridina.
DESENVOLVIMENTO
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
DISCURSSÃO EXPREMENTAL
Durante a aula laboratorial podemos observar através de amostra de urina de um determinado paciente que tinha feito injeção da substancia Azul de Metileno e fenozapiridina no azul de metileno observamos que a cor da urina tinha uma coloração azul e na fanozapiridina uma coloração avermelhada assim identificando-as a presença dessas substancia.
No segundo experimento pegamos um QSP de urina onde o paciente tinha ingerido AAS na noite anterior e colocamos num beque e adicionamos cloreto de ferro 3 (FeCl3) para sabermos se o resultado foi positivo ou não neste caso ele foi positivo pois a urina com a solução de cloreto de ferro 3 apresentou uma coloração violeta formando Saricurilato de Ferro assim o Acetil sai ficando o Ácido Salicílico.
No terceiro experiência foi tratado com carvão vegetal, pegamos 2 tubos de ensaio e enumeramos como tubo 1 e tubo 2; no tubo 1