Epidemiologia
-------------------------------------------------
CONSTRUÇÃO DE UM ARQUIVO CONTEMPLANDO O CONTEXTO EPIDEMIOLÓGICO REGIONAL ATUAL Ailton Alexandre A. de Sousa - RA-6948476604 Diego Beltrami - RA-6505209624 Giovanni Pinto de Oliveira - RA-7121507593 José Milton Colantonio - RA-6576306297 | Prof.ª. Maria Helena Pompeu Tutora à Distância: Juliana Viana Fiusa Moro Maio-2013
INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO
O sistema de vigilância epidemiológica, para ter credibilidade e ser efetivo, deve estar e ser permanentemente atualizado com dados consistentes e reais e sem a omissão e esquecimento dos mesmos, incorporando inovações científicas e tecnológicas, que reconhecidamente são capazes de imprimir melhorias quanto à abrangência e qualidade, especialmente aquelas voltadas ao impacto epidemiológico de suas ações.
Para que esta atualização seja efetivada, todos os envolvidos tem que estarem comprometidos, pois este sistema é um instrumento que os profissionais de saúde vem adotando e utilizando, em sua prática rotineira de trabalho, para o acompanhamento e mapeamento da incidência e prevalência de doenças epidêmicas em nosso país.
A dinâmica do perfil epidemiológico das doenças, o avanço do conhecimento tecnológico e científico e algumas características da sociedade contemporânea atual, tem exigido constantes atualizações das normas e procedimentos técnicos de vigilância epidemiológica e também o desenvolvimento de novas estruturas e estratégias, capazes de atender aos desafios e obstáculos que vão aparecendo durante o processo de investigação.
Portanto, estes inquéritos permitem conhecer o perfil da saúde e a distribuição de fatores de risco em uma população, devendo ocorrer uma atualização periódica e serem efetuadas comparações sequenciais no tempo e entre regiões e áreas geográficas. Uma