Epidemiologia
[pic]
MONIQUE SOUZA ARAGÃO
EPIDEMIOLIGIA DE ACIDENTES URBANOS COM ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA, SANTARÉM, PA, MAIO A SETEMBRO DE 2009 - RESUMO.
Resumo apresentado para avaliação de aprendizagem na disciplina SBV, turma 1Q 1º período do Curso de Enfermagem ministrada pela Profº Flavio Marcelino.
ARACAJU/SE
2013
RESUMO: EPIDEMIOLIGIA DE ACIDENTES URBANOS COM ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA, SANTARÉM, PA, MAIO A SETEMBRO DE 2009.
Podemos dizer que os acidentes de trânsito são uma das principais causas de óbito no Brasil, representando assim um grave problema de saúde pública, não só pelas perdas de vida e pelas seqüelas deixadas, mas, também, pelos seus custos diretos e indiretos, que causam assim um grande prejuízo para a sociedade.
Toda essa violência eu ocorre no trânsito é causada pela ação multifatorial de elementos culturais, econômicos e políticos, de difícil solução. Por isso, o número de mortes por acidentes de trânsito vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos. Em países desenvolvidos, ocorre o contrário do que ocorre no Brasil, as taxas de mortalidade por acidente de trânsito vêm diminuindo substancialmente, sendo esta queda resultante principalmente através destes investimentos feitos, no setor, em relação a normas legais quanto ao uso do cinto de segurança, limitação da velocidade e maior fiscalização no uso de álcool pelos motoristas.
Em relação ao indicador Anos Potenciais de Vida Perdidos (APVP), os acidentes de trânsito aparecem como principal causa de morte, apresentando mais do que o dobro de anos em relação à segunda causa (homicídios), refletindo a importância dessa causa na mortalidade de jovens. Uma legislação mais rigorosa, com punições severas