Epidemiologia
2⁰ Slide: Esse é um trecho de um livro chamado O Mapa do Fantasma que descreve de forma simples como começou e ser disseminada a primeira epidemia que tem seus registros incontestáveis “Em um bairro pobre da nova metrópole, Sarah Lewis, aproveitou que seu bebê de seis meses dormia um pouco, depois de horas de choro e diarréia, para colocar de molho em um balde os panos sujos da criança doentia. Após a limpeza, Sarah fez como sempre: despejou a água em uma fossa em frente a sua casa.”
(a doença descrita é a cólera que é transmitida pela agua, as condições de higiene daquela época eram péssimas, o que ajudava a disseminação da doença)
3⁰ Slide: Primeiros Registros
- A primeira grande contribuição para a Epidemiologia foi de John Snow por seu Ensaio “Sobre a maneira de transmissão da cólera” de 1855, no qual apresenta seus estudos observacionais de casos de cólera ocorridos em Londres entre 1849 e 1854.
- O autor descreve o comportamento da cólera por meio de dados de mortalidade, estudando, numa sequência lógica, a frequência e a distribuição dos óbitos segundo a cronologia dos fatos e os locais de ocorrência.
- Além de efetuar um levantamento de outros fatores relacionados aos casos, objetivando elaborar hipóteses causais.
- Embora as ideias de Snow tenham se desenvolvido a partir dos conceitos de outros cientistas, ele deu novos conceitos como causa/efeito e medida de ocorrência, além de se apresentar a sistematização da metodologia epidemiológica que permaneceu sem alterações até meados do século 20.
- Snow nessa metodologia estabeleceu um Raciocínio epidemiológico que pode ser resumido da seguinte forma: 1. Descrição do comportamento da cólera, segundo os atributos de tempo, estado e pessoa 2. Busca de associações causais entre doenças e determinados fatores por meio do exame de fatos e avaliação das hipóteses existentes. 3.Formulação de hipóteses mais específicas e depois se surgirem dados adicionais testa novas hipótese.
4⁰