epidemiologia
Notícia 01:
MS atualiza dados sobre infestação do mosquito em municípios
Atualização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizada no dia 07 de novembro revela que 125 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, 552 estão em alerta e 847 cidades apresentam índice satisfatório. Até o momento, o Ministério da Saúde recebeu informações do LIRAa de 1.524 municípios brasileiros, 61 cidades a mais do que o primeiro levantamento fechado em 3 de novembro.
Elaborado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, o LIRAa foi realizado em outubro deste ano. A pesquisa é considerada um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.
O chamado Mapa da Dengue identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, proporcionando informação qualificada para atuação das prefeituras nas ações de prevenção.
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, é fundamental o reforço às ações de combate não apenas à dengue, mas também à febre chikungunya. "As medidas de enfrentamento e prevenção das duas doenças são as mesmas. Temos de intensificar estas ações e prestar bem a atenção nas informações que o LIRAa nos revela. Trata-se de uma ferramenta muito potente que nos dá informações importantes", observou.
Comentário: Pode-se perceber que a partir desta notícia o papel de alerta da impressa para que os governos dos Estados possam dar início às medidas de prevenção da epidemia. A notícia ainda dá dados de onde possam ocorrer os maiores focos de transmissão, servindo de alerta tanto para as autoridades públicas como para a população residente nos respectivos bairros, acresça-se à isso o alerta para além da dengue, pois a febre chikunguya também é noticiada.
Notícia 02:
Surto de sarampo no Ceará