Epidemiologia
A Epidemiologia é a ciência que estuda os padrões da ocorrência de doenças em populações humanas e os fatores determinantes destes padrões (Lilienfeld, 1980).
Enquanto a clínica aborda a doença em nível individual, a epidemiologia aborda o processo saúde-doença em grupos de pessoas. Que podem variar de pequenos grupos até populações inteiras. O fato de a epidemiologia, por muitas vezes, estudar morbidade, mortalidade ou agravos à saúde, deve-se, simplesmente, às limitações metodológicas da definição de saúde.
USOS DA EPIDEMIOLOGIA
Por algum tempo prevaleceu a ideia de que a epidemiologia restringia-se ao estudo de epidemias de doenças transmissíveis. Hoje, é reconhecido que a epidemiologia trata de qualquer evento relacionado à saúde (ou doença) da população.
Suas aplicações variam desde a descrição das condições de saúde da população, da investigação dos fatores determinantes de doenças, da avaliação do impacto das ações para alterar a situação de saúde até a avaliação da utilização dos serviços de saúde, incluindo custos de assistência. Dessa forma, a epidemiologia contribui para o melhor entendimento da saúde da população - partindo do conhecimento dos fatores que a determinam e provendo, consequentemente, subsídios para a prevenção das doenças.
Epidemiologia do Trabalho
A epidemiologia do trabalho pode ser considerada como uma ciência que estuda o processo de enfermidades e prevenções destas no ambiente do trabalho.As doenças do ambiente de trabalho são causadas por inúmeros fatores, entre eles as exigências mecânicas repetidas por períodos de tempo prolongados, utilização de ferramentas vibratórias, posições forçadas; fatores da organização do trabalho como, por exemplo, as exigências de produtividade, competitividade, programas de incentivo à produção e de qualidade, que utilizam estratégias de intensificação do trabalho e controle excessivo dos trabalhadores e características individuais do trabalhador, traços de