Epidemiologia
Surgindo no final da década de 70 com inicio na áfrica uma epidemia foi assinalada em 1981 reconhecida como uma nova doença imunossupressora com deficiência de imunidade celular e humoral. À medida que esta epidemia disseminou pelo mundo apresentando de diversas maneiras e atingindo determinadas faixas etárias e grupos sociais e áreas geográficas.
No Brasil em 1982 foram notificados os dois primeiros casos em São Paulo entre homens sexuais masculinos ocasionando uma mudança correspondente ao aumento acentuado nos números de casos elevação destes. AIDS e uma doença grave caracterizada pelo comprometimento do sistema imunológico do individuo infectado pelo HIV. Com aparecimento desta epidemia difunde de forma diferencia com taxas anuais crescente com perfil de grupos atingidos e do comportamento de grupos de riscos que variam e revelam ao morbidade como problema de saúde publica.AS infecções por doenças sexualmente e um problema grave de disseminação rápida que requer uma especial atenção por compõem de inúmeros fatores predisponentes exposição de clamídia,sífilis ,tricomoníase ,Gonorréia ,herpes,hepatite B,estas ocorrem com freqüência e pode facilitar a contaminação pelo HIV,Câncer, podem causar também infertilidade pelo não uso de preservativos nas relações sexuais que um a única medida de se reduzir o risco de contaminação pela DST ou vírus do AIDS.
Ainda existe uma resistência a fazerem uso habitual, e seu uso previne diversas DST /AIDS e um contraceptivo. São métodos anticonceptivos que se coloca como obstáculos físicos ou químicos á penetração dos espermatozóides no canal cervical, com a finalidade ou como método anticonceptivo de barreira a gravidez e único método disponível ao homem como barreira e o mais difundido no mundo, consiste em um