Epidemiologia.
ANALISE EPIDEMIOLÓGICA
COLATINA
2014
ANALISE EPIDEMIOLÓCA
Trabalho apresentado à disciplina de Epidemiologia do Centro Universitário do Espírito Santo-UNESC, 6º Período de Enfermagem, sob orientação da professora Fernanda , como requisito para Atividade em Espaço Escolar Diversificado-AEED.
COLATINA
2014
METODOLOGIA
Foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa, nos dias 20 a 28 de agosto do corrente ano, utilizado como fonte de dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE (Dados Sócio demográficos, Territoriais, CNES), Data Sus (Sala de Situação de Saúde) avaliando os indicadores de morbidade das doenças Hanseníase, Tuberculose e Leptospirose, o Financiamento/ Orçamento (transferência fundo a fundo, Receitas Estaduais/ Municipais) nos munícipios de Colatina-ES, Baixo Guandu-ES e Governador Valadares-MG, utilizando gráficos disponíveis e comparando dados.
De Acordo com os dados do IBGE divulgados pelo ultimo censo no ano de 2010, em Colatina-ES residem 120.677 habitantes, com oferta de nove Hospitais Gerais, onze Unidades Básicas de Saúde divididas por bairros, e duas unidades de Vigilância em Saúde, com 714 profissionais médicos e 165 enfermeiros vinculados ao sistema.
Em Baixo Guandu-ES são 31.126 habitantes para um Hospital Geral, duas Unidades Básicas de Saúde e duas Unidades de Vigilância em Saúde com 83 médicos e 56 enfermeiros vinculados ao sistema, um numero extremamente inferior.
Em Governador Valadares-MG vivem 275.568 habitantes, que contam com seis Hospitais Gerais e dois Especializados, treze Unidades Básicas de Saúde disponível nos bairros e estão vinculados 1.044 médicos e 396 enfermeiros ao sistema CNES. Podemos ver que o numero de habitantes no município de Valadares-MG é duas vezes maior que o somado entre os outros dois municípios.
Analisando o numero de habitantes para o numero