epidemiologia
Diretrizes:
1- Adoção da Relação de Medicamentos Essenciais(RENAME): A RENAME é um instrumento de ação do SUS, por isso é atualizada permanentemente.
2- Promoção do uso racional de medicamentos: Compreende critérios como: a pescrição apropriada; a disponibilidade oportuna e a preços acessíveis; a dispensação em condições adequadas; e o consumo nas doses indicadas conforme a posologia.
3- Promoção da produção de medicamentos: A produção dos genéricos por exemplo, é uma estratégia política de melhor acesso à compra.
4- Reorientação da assistência farmacêutica: O modelo de assistência será reorientado de modo que não se restrinja à aquisição e a distribuição de medicamentos.
5- Garantia da Segurança, Eficácia e Qualidade dos medicamentos: As ações da Farmacovigilância por exemplo, são formas de monitoramento de segurança, eficácia e qualidade.
Prioridades:
1- Revisão permanente da RENAME
2- Assistência farmacêutica
3- Promoção do uso racional de medicamentos
4- Organização das atividades da vigilância sanitária de medicamentos
*** Monte um roteiro com critérios básicos do perfil epidemiológico do município escolhido, conforme trabalho em equipe! Objetivo: Implantar o serviço de Assistência Farmaceutica no município.
Perfil epidemiológico do município – Dados
1- Indicador demográfico - População: A quantidade de habitantes presentes no município, será um dado importante p/ a implantação do serviço, todavia que o contingente de pessoas nessa região, ajudará em como planejar a demanda de serviços(recursos humanos, aquisição de medicamentos e insumos, estocagem, distribuição etc) para com os problemas de saúde.
2- Incidência de doenças/agravos: Será de suma importância contabilizar as doenças mais comuns na região a ser implantado o serviço, pois em uma das primeiras etapas do ciclo da assistência que é a seleção, através de licitações e seguindo a RENAME poderá se