Epidemiologia
EPIDEMIOLOGIA E BASES
HISTÓRICAS
Os temas tratados pela epidemiologia são muito antigos.
Termo epidemia data da Grécia clássica.
Termo Epidemiologia: texto espanhol sobre a peste (sec. XVI).
Etimologia da palavra: epi=sobre; demo=população; logos=tratado
CONCEITO DE EPIDEMIOLOGIA
Conceito original se restringia ao estudo de doenças transmissíveis; recentemente o conceito evoluiu e abrange todos os eventos relacionados com a saúde da população. “Ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a saúde”.
1
20/02/2014
Estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas e suas aplicações no controle de problemas de saúde. (Last,1988)
A história da epidemiologia confunde-se com a história da medicina
Hipócrates: há 2.500 anos, analisava as doenças em bases racionais, como produto da relação do indivíduo com o ambiente. O clima, a maneira de viver, os hábitos de comer e de beber deveriam ser levados em conta ao analisar as doenças.
“ A epidemiologia é uma maneira de aprender a fazer perguntas e a colher respostas que levam a novas perguntas...empregada no estudo da saúde e da doença das populações. É a ciência básica da medicina preventiva e comunitária, sendo aplicada a uma variedade de problemas, tanto de serviços de saúde como de saúde ”.
John Graunt (1620-1674): tratado sobre as tabela mortuária em Londres: mortalidade por sexo e região: quantos óbitos ocorriam em relação ao total da população.”Pai da demografia e das estatísticas vitais”.
Louis Villermé: investigou a pobreza, as condições de trabalho e suas repercussões sobre a saúde e a estreita relação entre situação socioeconômica e mortalidade. (saúde dos trabalhadores das indústrias de algodão, lã e seda ).
2
20/02/2014
Pierre Louis : introduziu o método estatístico