Epidemiologia
Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação causal entre uma doença e características da pessoa ou um fator de seu ambiente. O primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo pelas variáveis de Pessoa, Lugar e Tempo.
PESSOA: "Quem?"
As pessoas podem ser diferentes umas das outras em relação à idade, ao sexo, ao grupo étnico, às práticas religiosas, à cultura, ao lugar onde nasceu, à renda, à escolaridade, à ocupação, ao nível de instrução, à condição marital, aos costumes, à condição social, econômica e do meio ambiente, à morbidade familiar, ao estado nutricional e imunitário.
A distribuição por grupos de idade é um dos aspectos mais importantes. De acordo com a idade, a pessoa expõe-se mais ou menos às fontes de infecção. Por exemplo, geralmente os adultos expõem-se mais às doenças transmissíveis como cólera, dengue, hanseníase, tuberculose e AIDS. As condições patológicas relacionadas ao baixo nível de imunidade são mais freqüentes nas idades extremas, ou seja, crianças e idosos.
Assim, é comum relacionar incidência, prevalência e mortalidade por determinada doença por idade.
Conforme o tipo de estudo desejado faz-se um escalonamento adequado por idades. Em geral, utiliza-se a seguinte divisão por faixa etária: a- menor de 1 ano; b- 1 a 4 anos; c- 5 a 9 anos; d- 10 a 14 anos; e- 15 a 19 anos; f- 20 a 49 anos; g- 50 anos e mais.
LUGAR (distribuição geográfica): "Onde?"
O