Epidemiologia molecular do vírus da hepatite a
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
GUSTAVO HENRIQUE CABRAL DE ALMEIDA
EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR DO VÍRUS DA HEPATITE A
Goiânia
2011
GUSTAVO HENRIQUE CABRAL DE ALMEIDA
EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR DO VÍRUS DA HEPATITE A
Monografia apresentada ao Curso de Biomedicina do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás para obtenção do diploma de bacharel em Biomedicina.
Orientador: Prof. Dr. Fabíola Fiaccadori
Goiânia 2011
DEDICATÓRIA Ao meu Deus e Pai, sempre amável, sempre presente, sempre fiel as suas promessas, que me salvou e me deu felicidade.
AGRADECIMENTOS A professora e orientadora desta monografia, Fabíola Fiaccadori, pela sua prontidão em ajudar e direção. Aos meus pais, Eduardo Estevam de Almeida e Ester Cabral de Almeida, pelo seu amor incondicional. Aos meus amigos e colegas de curso, especialmente Alexandre Jesus e Macsuel Corado, pelo companheirismo.
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” Bíblia Sagrada
Resumo
A hepatite A é uma doença viral responsável por casos de hepatite aguda em todo o mundo. O presente estudo objetivou apresentar um levantamento bibliográfico a cerca da epidemiologia molecular do vírus da hepatite A (HAV) bem como avaliar o perfil de circulação dos genótipos/subgenótipos do HAV. O HAV está classificado na família Picornaviridae, gênero Hepatovírus. O vírion apresenta simetria icosaédrica e seu genoma constitui-se em uma única molécula linear de RNA, o qual apresenta variabilidade genômica, o que levou à identificação de seis genótipos (I a VI), sendo que para os genótipos I, II e III, subgenótipos A e B foram definidos. A hepatite A, embora ocorra mundialmente, apresenta grande diferença geográfica de endemicidade tanto em nível internacional como nacional diretamente