Epidemiologia estuda o processo sa de
Epidemiologia estuda o processo saúde-doença em populações humanas, com o objetivo de prevenção e controle. A epidemiologia preocupa-se com a frequência e o padrão dos eventos relacionados com o processo saúde-doença na população. A frequência inclui não só o número desses eventos, mas também as taxas ou riscos de doença nessa população. O conhecimento das taxas constitui ponto de fundamental importância para o epidemiologista, uma vez que permite comparações válidas entre diferentes populações. O padrão de ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença diz respeito à distribuição desses eventos segundo características: do tempo (tendência num período, variação sazonal, etc.), do lugar (distribuição geográfica, distribuição urbano-rural, etc.) e da pessoa (sexo, idade, profissão, etnia, etc.).Cabe á Epidemiologia encontrar respostas para as seguintes questões:
Como a doença se distribui segundo as características das pessoas, dos lugares que elas habitam e da época considerada?
Que fatores determinam a ocorrência da doença e sua distribuição na população?
Que medidas devem ser tomadas a fim de prevenir e controlar a doença e como devem conduzidas?
Qual o impacto das ações de prevenção e controle da distribuição da doença?
Para prevenir e controlar a doença é necessário conhecer, os elementos que participam do processo de adoecimento e os fatores que determinam a distribuição da doença segundo o tempo, o lugar e as pessoas que adoecem.
A interação entre vários fatores de natureza diversa (climáticos, biológicos, ecológicos, fisiológicos, imunológicos, sociais, culturais, econômicos, etc.), sob condições que se modificam segundo o lugar, o momento e a população considerada, e que resulta num “estímulo à doença”.
O objetivo da prevenção é interromper o processo de adoecimento. No período de pré-patogênese (anterior ao adoecimento do homem) cabem as ações de promoção e proteção da saúde (prevenção primária). No início do período de